segunda-feira, 8 de março de 2010

Azul e Webjet recebem autorização para operar em Congonhas só nos finais de semana

Foto Alvaro Horowicz Martins / Stephan Klos Pugatch

Jussara Santos, de Brasília

A Azul e a Webjet já podem iniciar suas operações na Ponte Aérea entre Rio e São Paulo, a partir de Congonhas. Mas de acordo com o sorteio realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil elas só poderão operar nos finais de semana. Dos 355 slots a Azul ficou com 8 e a Webjet com 18. Além delas a NHT também foi contemplada com 28 slots.

A autorização foi dada hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil durante audiência pública para sorteio dos slots em Brasília. A Tam ficou com 54 slots e a Gol com 56. Além delas a Oceanair recebeu 38 slots e a NHT um total de 28 slots. Dos 355 slots, 153 não foram distribuídos em função dos dias e horários disponíveis já que não houve interesse por parte das empresas participantes.

A audiência, comandada pelo diretor da Anac, Marcelo Guaranys, foi realizada depois que Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a agência poderia distribuir 61 slots que a Pantanal operava no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A Agência promoveu a distribuição do total de 355 slots, iniciada no dia 3 de fevereiro, e interrompida por decisão judicial. Seis empresas concorreram aos slots: NHT, Webjet, AzulOceanAir, Gol/Varig e TAM.

Para que a infraestrutura do aeroporto tenha melhor aproveitamento, a regulamentação fez com que os horários subutilizados fossem redistribuídos pela agência reguladora para outras companhias, tanto as que já operam naquele aeroporto quanto as que tem interesse em iniciar os voos.

Entre os 61 slots operados pela Pantanal, 40 eram de dias de semana. A Anac garante que não haverá alteração no número de movimentos em Congonhas, que é de 30 pousos ou decolagens por hora desde julho de 2007, por decisão do Governo Federal.

FONTE MERCADO&EVENTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário