quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Tam é indicada como empresa transparente

A Tam foi apontada como uma das dez melhores empresas brasileiras em transparência e divulgação de informações (T&D, na sigla em inglês). A informação é de um estudo inédito realizado pela área de escore de governança corporativa da Standard & Poor's (S&P).

Desenvolvido com metodologia própria, o levantamento de dados considerou as 56 empresas cujas ações são as mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e formavam o índice Bovespa até 31 de agosto de 2009. Destas, 34 também estavam presentes na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).

O estudo revelou que o escore médio de transparência das empresas componentes do Índice Bovespa é de 66,1%, variando de 44% a 88,3%.

Toda a análise da transparência das informações levou em conta os dados incluídos nas principais fontes de informações públicas: relatórios anuais, divulgação de informações nos sites das empresas e relatórios publicados nos sites das entidades reguladoras do mercado de capitais.

Para a S&P, esse escore T&D médio é plenamente satisfatório, particularmente quando comparado com os de outros mercados emergentes pesquisados. Por exemplo, em 2008 o escore médio das 90 maiores empresas russas de capital aberto foi de 56%, e o das 300 maiores empresas chinesas ficou em 46%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário